- (…) Também lembro de como ela brigava comigo
quando eu
ficava dividido entre terminar de arrumar
o meu quarto ou espiar a sua casa
pela janela. – Calei-me por
dois segundos, embaraçado pelo que acabara de
revelar. – Lembro-me
de você – confessei num murmúrio.
(BARROS, Lycia. A Garota do Outro Lado da Rua, pag. 52)
Quando descobri este livro embrulhado de presente num papel vermelho, fiquei tão surpresa e feliz! Há tempos queria ler os livros da Lycia Barros e nunca tinha dado certo. Até que este exemplar caiu em minhas mãos, e eu o devorei como deve ser.
Antes de lermos qualquer livro, sempre achamos que sabemos algo sobre ele. Que sabemos os rumos que a história vai levar. E às vezes esses rumos que imaginamos acontecem, naturalmente. Exceto quando li A Garota do Outro Lado da Rua. Aqui, eu só queria que Enzo se desse bem com Rafaela e que eles fossem felizes. Não digo que isso não aconteceu, mas houve surpresas aqui e ali, uma pitada de "você não imaginou isso, né, leitor?".
A história se passa no Rio de Janeiro, e tem a Floresta da Tijuca como cenário principal. Enzo é um garoto tímido, inteligente e apaixonado por Rafaela, sua vizinha, desde pequeno. Agora que ele tem 16 anos, continua a observá-la, remoendo-se quando ela está com Mateus (o "bombado" da turma, o popular). Mas eles, apesar de vizinhos e de serem colegas de turma, não se falam. Rafaela é popular, tem um site de moda com mais de 7 mil seguidores e está sempre preocupada com que as pessoas irão pensar dela.
- Nossa… - ela se recostou na parede. – Como pode amar
alguém que não te conhece? Somente por vê-la? Não consigo compreender.
A Garota do Outro Lado da Rua, de Lycia Barros lançado em 2012 |
- Provavelmente, eu e você temos um tipo diferente de
coração.
(BARROS, Lycia. A Garota do Outro Lado da Rua, pag. 55)
Numa excursão da turma do colégio à Florestal da Tijuca, acontece um assalto e, assustados, Enzo e Rafaela fogem na mata. Para desespero de ambos, acabam se perdendo. Agora é hora de usar os conhecimentos de Enzo para sobreviverem na florestal, desde que Rafaela cale a boca! A menina, histérica, não consegue ficar muito tempo sem falar. Para aquilo que de início pareceu um sonho realizado para Enzo (imagine, se perder na floresta com a menina de seus sonhos!), tornou-se quase insuportável... Eles brigaram muito, mas também se conheceram melhor e me proporcionaram muitas gargalhadas.
A história foi muito bem construída, acho eu. Isso porque a autora conseguiu me conduzir até onde queria, conseguiu me fazer entender, a cada passo, qual sua ideia, sua mensagem. A personalidade dos personagens foi crível, real, nada do que não é possível observar em nosso cotidiano. Então o final foi justo, do tamanho que deveria ser (já que, como é clichê dizermos, todo final é um novo começo).
A autora deu muitas dicas de como sobreviver na floresta. Leitores mais atentos saberão fazer uma fogueira sem fósforo ou isqueiro, saberão o que poderão comer da mata, maneiras para espantar os bichos... Se não fosse uma história de adolescentes se descobrindo, seria um manual de sobrevivência. O que achei muito legal, porque gosto de florestas!
Os diálogos foram superdivertidos e a única crítica que tenho a dizer agora, e nem é lá uma crítica, é que poderia ser um pouquinho mais extenso, não? Agora eu fico aqui, com saudade dos personagens, de participar em suas vidas...
No canal da Lycia Barros, no Youtube, é possível assistir ao book trailer e tem um vídeo muito legal com os modelos do book trailer convidando o pessoal para ir ao evento literário de divulgação de A Garota do Outro Lado da Rua (clique aqui).
No canal da Lycia Barros, no Youtube, é possível assistir ao book trailer e tem um vídeo muito legal com os modelos do book trailer convidando o pessoal para ir ao evento literário de divulgação de A Garota do Outro Lado da Rua (clique aqui).
- Acho que debaixo dessa fachada fútil,
existe uma pessoa realmente especial. É impossível
que alguém vazio pudesse emanar tanto brilho. Se você
juntasse o que tem por dentro, com o que já tem por fora,
a verdadeira Rafaela seria simplesmente imbatível.
(BARROS, Lycia. A Garota do Outro Lado da Rua, pag. 91)
Escrito por MsBrown
Hehehe, já ouvi falar muito nesse livro, e sou admiradora da Lycia <3
ResponderExcluirEla já me ajudou muito com suas dicas.
Não sabia que a história é tão cativante assim... as vezes é muito bom ler um livro clichê, mas recheado de surpresas, hehehe.
Beijos,
ser-escritora.blogspot.com.br/